Estruturas espaciais: a melhor estrutura para o design.
Durante anos, as estruturas espaciais tornaram-se um sistema particularmente competitivo em comparação com outros tipos de estrutura. Uma vez que permite cobrir grandes luzes usando elementos leves com uma montagem rápida, limpa e simples. Essas malhas espaciais permitem a adaptação às diferentes geometrias contempladas em projetos arquitetônicos, proporcionando uma estética minimalista visualmente moderna e atraente.
As estruturas espaciais são geralmente usadas nos projetos que precisam cobrir grandes superfícies, evitando a colocação de suportes intermediários, como projetos para piscinas, centros esportivos, rodoviárias, ...
Atualmente, existem muitos sistemas de strutura espacial que dependem da capacidade de carga necessária no projeto de arquitetura.
INTRODUÇÃO
É um método de construção que possui uma estrutura composta por um grande número de elementos de aço similares, relativamente pequenos e padronizados, que formam uma grade tridimensional. Essas estruturas espaciais têm formas geométricas muito variadas.
EM DESENVOLVIMENTO
Dependendo da disposição desses elementos entre eles, eles podem ter uma base quadrada ou triangular. Em geral, a otimização será maior se a borda for aumentada, permitindo que o sistema atinja mais de cem metros de luz.
VANTAGEM
Leveza: otimização do cálculo e do modo de trabalho da estrutura.
Uso ideal de materiais com peso próprio mínimo, o que resulta em economias significativas na parte da coluna e da fundação.
Projeto: A Estrutura espacial ou tridilosas permitem a fabricação de nós / esferas de grande complexidade.
Flexibilidade dos pontos de suporte: qualquer nó na estrutura pode servir de suporte para a estrutura, se estiver dimensionado adequadamente. Até a própria estrutura pode ser deformada na fase de projeto para encontrar pontos de suporte sempre que necessário, dependendo das necessidades do trabalho.
Pré-fabricação: a estrutura é enviada para o site completamente concluída. Portanto, os principais processos de fabricação, como soldagem de cone / barra, usinagem de nós e tratamento de superfície, são realizados sob condições constantes e controladas. Isso garante padrões de qualidade que outras estruturas fabricadas no local não cumprem.
Transporte: Além de serem mais leves que outras estruturas, as malhas espaciais podem ser armazenadas, rotuladas e embaladas para que caminhões e contêineres sejam preenchidos por peso, e não por volume, resultando em custos muito reduzidos.
Montagem: A montagem da estrutura espacial é rápida, limpa e segura, uma vez que a maior parte do trabalho é realizada no solo e grandes seções da estrutura são elevadas à sua posição final, uma vez pré-montadas no solo.
Economia: as estruturas espaciais são especialmente competitivas em comparação com outros tipos de estruturas quando se trata de cobrir grandes vãos sem suportes intermediários e nos casos em que as geometrias são muito complexas ou com muitos elementos diferentes.
O projeto de estruturas espaciais, devido à sua complexidade, é realizado usando programas CAD / CAE / CAM específicos.
Comments
Post a Comment